António Bernardo (1933-2023)

“Um bom Atirador não faz contas”.
As somas, feitas a meio, carregam-nos com um peso maior. Se a soma for curta, buscamos mais. Se for generosa, lutamos para mantê-la a todo o custo. Em qualquer dos casos, a soma, feita a meio, desvia o Atirador do que é essencial: O gesto, feito de uma atenção completamente dedicada ao tempo presente.
No fundo, esse gesto é uma metáfora para a vida. Por muitas viagens que os pensamentos façam entre as memórias de ontem e os sonhos de amanhã, o que importa é ‘o agora’. A verdade é que a vida só tem um momento: este momento.
As memórias e os sonhos terão sempre o seu lugar, mas não podem fazer contínuo desperdício deste momento que passa.
O senhor Bernardo só somava os pontos dos alvos no fim e muito menos fazia contas aos anos que iam ficando lá para trás. Invariavelmente, era o primeiro a chegar ao Jamor para treinar e, mesmo que não quisesse, deu-nos a todos o exemplo maior. Ensinou-nos. Porque aprendeu a viver sem o peso da soma.

Picture of Tiago Cunha

Tiago Cunha

Sobre a ST2

A Sociedade de Tiro Nº 2 de Lisboa (“Antigo Grupo Pátria”) constitui uma Associação com fins desportivos, sendo o maior e mais antigo Clube de Tiro de Portugal, fundado em 03/09/1893, por Decreto Régio do Rei Dom Carlos

Categorias

Artigos Recentes

Siga-nos

Obrigada!

O seu formulário foi submetido com sucesso.